segunda-feira, 21 de julho de 2014

NEM BOMBEIRO, NEM LADRÃO, NEM VEADO.






Tem três coisas que eu não seria nem em outra vida: bombeiro, ladrão de banco, nem veado. Não tenho coragem para tanto. Falo sério. O cara que vai assaltar um banco é um ser corajoso como não posso ser. O veado é corajoso e tem uma firmeza de caráter de um... veado. Não falo da coragem (dos veados) na parte física e estética da coisa, não, falo da parte moral (e falo sério mesmo) o que os veados suportam de humilhações idiotas a vida toda é de se admirar. Se eu fosse uma bicha, seria enrustida. Mas os mais corajosos são os bombeiros. Conheci uma pessoa que é bombeiro (a) e disse a ela o que escrevi acima. Ela deve achar que sou retardado. Normal, as vezes eu também acho. Mas voltando aos bombeiros... eles despertaram em mim um lado perigoso, nefasto de minha personalidade, o momento em que me torno um perigo de ordem gigantesca: quando viro filósofo. Bom, mas aqui é Brasil, e vale tudo. Ratinho, Faustão, Lula, dão palpites porque não eu?
São ricos, poderosos e você (eu no caso) é o que?
Peço respeito!
Sou o vate, a bardo cor de abacate! condecorado em poema do poeta dos poetas, nos "olhos que olham a nuca." não sei se o título era esse, mas o poema é do Marcelo Novaes, que, reza a lenda, e deixa de ser lenda quando se reza, bebe e copula, uniu católicos e protestantes e previu a cura do parkinson, em um recitativo, esteve no enterro e viu os olhos de quem carrega caixão paterno, depois casou-se com um mulher verde. Quem há de me negar o título?
Mas voltemos ao filósofo que habita em mim e como quando Laertes segura Hamlet, diz: "me solte que sou bonzinho na aparência mas te furo o bucho com peixeira cabralina" *
Pensei na injustiça do mundo, em Neymar (adoro ele) e no valor das coisas. Alguém já viu um bombeiro ser chamado para um aniversário? se chama um bombeiro é porque a bronca é grande. Salvam vidas, alguns com as suas próprias. Para tanto recebem por mês o que Neymar recebe em 20 minutos dormindo. Nada contra o salário alto de Neymar. Ele gera grana e não dá prejuízo a ninguém. Governos incompetentes é que fodem tudo.
Tenho medo de altura, não me agrada ser perseguido pela polícia e veado não dá... ou não dou.

* A citação de Hamlet fica por minha conta, mas tenho quase certeza que é esta: "apartai, sou manso e fujo de brigas mas há algo em mim que não deveis provocar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário