sexta-feira, 25 de julho de 2014

A MISERICÓRDIA ACIMA DA JUSTIÇA





Para minha visão de mundo o topo seria a justiça e Deus seria o mais justo dos justos. Eu estava certo, mas isso não diz nada sobre o que e sobre quem não se pode medir por nada, é único, e portanto sem referência. Ontem, lendo o diário de santa Faustina, me veio uma verdade que para uns pode ser imediata, para mim foi uma revelação.
Jesus é o julgador justo e perfeito?
Sem duvida!
Mais que isso ele não poderia ser, achava eu. Vejamos o que diz o mestre a santa Faustina:

“Meu Coração está repleto de grande misericórdia para com as almas, e especialmente para com os pobres pecadores. Oxalá possam compreender que Eu sou para eles o melhor Pai, que por eles jorrou do Meu Coração o Sangue e a Água como de uma fonte transbordante de misericórdia. Para eles resido no Sacrário e como Rei de Misericórdia desejo conceder graças às almas (...) Oh! como é grande a indiferença das almas para com tanta bondade, para com tantas provas de amor. (...) para tudo têm tempo, apenas não têm tempo para vir buscar as Minhas graças” (Diário, 367)

Mais adiante:

Jesus disse à Santa Irmã Faustina:
"Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos
pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão,
especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é
a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha
tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha
Paixão."

Ele é mais que o julgador justo e perfeito. Ele é mais que tudo. Julgador justo e perfeito ele é para quem o nega até a hora da morte. Para quem o aceita como verdade última das coisas em qualquer momento da vida, mesmo no leito de morte, ele deixa de ser justo juiz, é o Rei da misericórdia.
Jesus põe a misericórdia acima da justiça. Diz que só usará da justiça se não clamarem por sua misericórdia. A primeira pergunta a ser feita é: e quem sofreu com nossos erros? os assassinados, os injustiçados? Antes desse terço e de muito sofrimento e por saber que não há dor pior que a ausência de Jesus Cristo, eu não responderia. Agora respondo com convicção: aos injustiçados serão justiçados pelo mais honesto, justo e imparcial dos julgadores. Aos injustiçados aqui, na terra, haverá uma alegria sem tempo ou dor. Aos que fizeram o mau e pediram a misericórdia de Jesus, e  o fizeram com o coração em brasa, estarão com as suas vítimas e se abraçarão. Assassinos e suas vítimas; estupradas e estupradores; orfãos e quem os fez orfãos, terão a salvação, desde que reconheçam em Jesus a única verdade e fim de tudo, como o começo do eterno. Isso não é tão simples assim. É preciso anos  ou segundos antes de morrer para ser salvo, de minha parte as coisas são lentas. Procuro olhar tudo que fiz e aprender com aquilo. Não remoer como quer satanás, mas saber a diferença entre minha vontade e o que é certo. E o que é certo todo mundo sabe. Foge por um tempo, pela vida inteira, mas sabe onde está. Está aqui agora, está em todo lugar. E canta um canto com uma lágrima que faz bem, e gira no vento como um menino, e brinca com as estrelas pra se distrair de nossa maldade e refazer força em nós para adorá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário