quinta-feira, 5 de julho de 2012

HOSPITAIS PROFESSORES











Não espere de mim o que não posso dar. Nem luas nem dinheiro, nem que eu te rode no ar. 
Ainda que eu pudesse eu não o faria, ainda que você pedisse eu lho negaria.
Esquece eu humilde, esquece eu pra baixo, esquece eu doente, esquece eu chorando. Não participo de coisas assim. Sou soberbo, pra cima, saudável, e quando eu choro é admiração de eu ser assim.
Nunca queira saber de minha dor, ela é tão minha, é tão tanta que você talvez ficasse triste, ou morresse um pedaço, ou toda. 
Se alguém vir a mim com suas conversas de dor, terá o meu riso, o meu pavor. Não me junto com tal gente, nem disputo o mesmo ar. Tenho-lhes só desprezo, evito ouvir-lhes a voz. A voz do que amo é riso, seu som vem como som de águas. 
Eu vi os hospitais, eu andei lá. Conheci a angústia de não saber o que será. Ou pior, sabendo o que esperar, não ter nada à esperar. E não é pra falar de mim, nem mostrar-me forte ou sábio. É para te dizer: cuidado com tuas queixas. Deus não vai te castigar por nada, ele não castiga. Digo que vi uma garota de poucos anos e linda, em uma cadeira de rodas da qual nem sei se levantou. Um homem com um menina de poucos meses nos braços, e exercitando os bracinhos atrofiados dela. Ele não perguntava se ia deixá-la boa, curada, só exercitava o braço de sua menina. Fui onde ficam crianças carecas e com câncer. Não vi medo ou pessimismo. Só a dor em algumas. 


Por qual razão falar de hospitais?  lá aprendi o que sei. Não é pouco nem muito, é o que sei. Cada um sabe tão pouco ou quase nada. Shakespeare, eu, você, bobos, tolos, fracos. O sábio era aquele pai que cuidava da filha inerte. Não questionava se ia mudar a sorte de sua pequena. Balançava os bracinhos dela, como quem cumpre um dever, ou quem adorna um caixão.


Mas não pense que isso é triste nem é coisa pra comover. O que vi foi luta, o que vi foi coragem. Gente tentando ir à frente, com medo-são humanos- mas sem choradeiras. E se choraram eu os entendo. Choro, é normal. Chorar mas ir à luta. O bem sobrepujar o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário