sábado, 27 de novembro de 2010

A CIDADE MONALISA












UM AMIGO MEU EM TOM DE IRONIA ME CANTA UM TRECHO DA CANÇÃO DO GIL EM QUE O BOM BAIANO DIZ QUE O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO. TEM GENTE QUE NÃO PERCEBE AS COISAS ONDE ELAS SÃO TÃO EVIDENTES QUE CAUSAM UM CERTO ABORRECIMENTO, UM CERTO TÉDIO INTELECTUAL. E SOU, E ISSO DIGO COM CLAREZA E DE MANEIRA SERENA, MUITO MELHOR PROVIDO DE CAPACIDADE CRÍTICA E DE RACIOCÍNIO QUE OS QUE ME CIRCUNDAM. SEM EUFEMISMO, SOU MAIS INTELIGENTE QUE OS QUE CONVIVO, OU SEJA, O BRASILEIRO POBRE E COMUM. ISSO ESTÁ LONGE DE SER CABOTINO, CREIO QUE SEJA ATÉ DESMERECEDOR, PORQUE O BRASILEIRO COMUM, O LEGÍTIMO, É DE UMA INCAPACIDADE DE PENSAR, DE UMA SENSO ESTÉTICO E POLÍTICO, RELIGIOSO TAMBÉM, DE FAZER CORAR O MAIS PATRIOTA DOS BRASILEIROS. VEJA BEM, SOU MAIS INTELIGENTE QUE A MÉDIA DOS BRASILEIROS, MAS ISSO NÃO É MÉRITO MEU, É QUE SOMOS UM POVO QUE ACHA NORMAL TER À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA UM CIDADÃO QUE DIZ COISAS TÃO IDIOTAS E SEM SENTIDO QUE FAZ PENSAR QUE SÓ NO BRASIL, UM CHEFE DE ESTADO DIRIA E NÃO SE SUICIDARIA IMEDIATAMENTE. LULA DISSE: 'MINHA MÃE NASCEU ANALFABETA".
MARCELO NOVAES ESCREVEU UM POEMA EM QUE A CERTA ALTURA DIZ: É PARA ISSO QUE SERVEM OS OLHOS, PARA OLHAR O ROSTO DA PESSOA QUE CARREGA O CAIXÃO PATERNO". A FRASE NÃO É BEM ESSA, É MELHOR AINDA, MAS ESSA JÁ BASTA. EM UM COMENTÁRIO NO BLOG DO MARCELO, EU DISSE QUE FRASES ASSIM (NÃO LEMBRO SE ESTA) NÃO SAEM DO NADA, E DE FATO NÃO SAEM. PARA FAZER UMA FRASE DESSAS, MARCELO PRECISOU TER LIDO, ENTENDIDO O QUE LEU, TER VIVIDO, APRENDIDO COM A VIDA, CAPTAR AS EMOÇÕES DAS COISAS FAZENDO-AS PALAVRAS, ENFIM, SER POETA.
LULA NÃO TEVE PROCESSO DE AMADURECIMENTO DE NADA, NEM PRECISARIA, NASCEU IMBECIL.
VOLTO A MIM. SEMPRE QUE VEJO ARGUMENTOS CONTRA OS MEUS, SINTO QUE EU POSSUO UMA SUPERIORIDADE DE RACIOCÍNIO COM RELAÇAO AOS BRASILEIROS, SOBRETUDO DOS BRASILEIROS LULISTAS, QUE ME FAZEM QUASE UM PORTADOR DAS VERDADES ABSOLUTAS, A VERDADE EM SUA ESSÊNCIA, A VERDADE INDISCUTÍVEL QUASE UMA LEI FÍSICA.
MAS VOLTO AO RIO E A IRONIA DE MEU AMIGO. O FATO DE TER SIDO DOMINADA POR TRAFICANTES NÃO DESMENTE A MÚSICA DO GIL O FATO DE ESTAR COM MEDO, NÃO DESMERECE O CARIOCA. TENTAR LIGAR O RIO AO TRÁFICO E A VIOLÊNCIA GERADA POR ELE É TÍPICO DE QUEM ACHA QUE SIMPLIFICAR AS COISAS, DIMINUINDO O QUE IMPORTA E PONDO LUPA NO QUE É PEQUENO.
O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO SIM!
MAS COMO PODERIA NÃO ESTAR?
OS TRAFICANTES FIZERAM UM ESTRAGO, JOGARAM TINTA COM SPLAY NA MONALISA. MAS NÃO DESTRUÍRAM O QUADRO, NÃO PODEM, NUNCA PODERÃO. O BELO NUNCA PODE SER DESTRUÍDO, NUNCA! E MESMO QUE QUEIMEM A MONALISA, MESMO QUE O MAL PREVALEÇA, RESTARÁ A LEMBRANÇA, A MÉMÓRIA DO BELO, O MITO DA CIDADE DE JOBIM, DE MACHADO, DE ROMARIO.
QUEIMANDO A MONALISA NÃO SE ACABA COM ELA.  NÃO SE PODE DESTRUIR O QUE É MAIOR, QUE É ETERNO, QUE DEUS FEZ. ELES, OS TRAFICANTES, SABEM, ENTÃO PEGAM LATINHA DE SPLAYS, DESSES VAGABUNDOS, E SUJAM A MONALISA, QUEREM CONFUNDIR AS TINTAS. BOBOS, NÃO PODEM COM O CARIOCA. ESSA É A QUESTÃO: OS TRAFICANTES, COM METRALHADORAS, GRANADAS, E TODO BARULHO QUE ELAS FAZEM, NÃO CONSEGUIRAM SE FAZER OUVIR PELOS CARIOCAS E PELO RESTO DO MUNDO, COMO JOBIM, COMO VINÍCIUS, E MUITOS OUTROS.
AO MEU IRÔNICO AMIGO DISSE: VÁ LÁ EM CASA, PEGO UMA FOTO NO GOOGLE E TE MOSTRO, PONHO UMA MÚSICA DE CHICO E VOCÊ ESCUTA, UM VÍDEO DO VASCO E VOCÊ VÊ. MAS SAIBA ENTENDER A PAISAGEM, A MÚSICA E O FUTEBOL. ESCUTE DE NOVO A MÚSICA DO GIL, PENSE NA MOÇA DA FAVELA, EM CHACRINHA, NA GENTE DO RIO, PENSE QUE ESTA MERDA DE PAÍS EM QUE VIVEMOS, SE TORNA AMADO PORQUE UNIDO. RETIRE A IRONIA DA VOZ, SEJA SOLIDÁRIO. TORÇA PARA O RIO LIMPAR SUAS MANCHAS, QUE SÃO SÓ MANCHAS, NÃO SÃO NATURAIS.
DE MINHA PARTE REZO, EMBORA SAIBA QUE NÃO REZO, E QUE SE O FIZESSE NADA MUDARIA. MAS REZO SEM REZAR, ESSA É MINHA REZA, QUE NÃO É MENOS REZA, POIS SE É POBRE EM FÉ, É RICA EM DOR, E CHORA. CHORA A LÁGRIMA DE PAULINHO DA VIOLA, DOS MORROS CARIOCAS, DOS MALANDROS-TRABALHADORES, CANTADOS PELO CHICO, DAS VEZES EM QUE DORMI E ACORDEI NO RIO. FORAM 10 ANOS. ERA MENINO, SAÍ DO RIO E ME APAIXONEI POR PERNAMBUCO. ENTÃO SEI DO RIO E DE PERNAMBUCO, ONDE SÃO GRANDES, ONDE NÃO. NÃO GOSTO DE DIVISÕES DO BRASIL.
ESSA É A HORA DE O BRASIL MOSTRAR QUE SOU UM IDIOTA, QUE LULA É DIGNO DOS 80% DOS SEUS ADMIRADORES, DE MOSTRAR A NÓS MESMOS QUE PERNAMBUCO AMA O RIO, E O RIO NÃO NOS AMA MENOS.
QUANTO A AÇÃO DA POLÍCIA, TEM DE SER FIRME. SEM ESSA MOLEZA, FROUXURA,VEADAGEM MESMO, DE CAUTELA. POUPAR OS CIVIS E MANDAR CHUMBO NOS QUE TRAFICAM DROGAS, NOS QUE SANGRAM A CIDADE.

2 comentários:

  1. Sua abordagem é sempre brilhante, e como carioca e conterrânea tua, eu não poderia deixar de te agradecer pela defesa justa desta terra que assim como esta pernambucana que nos abraçou foi tocada pelas mãos de Deus com profundo carinho. Ao teu amigo deixo um recado não meu, mas de alguém que em partindo nos deixou ainda a sua genialidade como marca eterna...diga a ele que ironize isso aqui...se puder:

    Cidade Mulher
    Noel Rosa

    Cidade de amor e aventura
    Que tem mais doçura
    Que uma ilusão

    Cidade mais bela que o sorriso,
    Maior que o paraíso
    Melhor que a tentação

    Cidade que ninguém resiste
    Na beleza triste
    De um samba-canção

    Cidade de flores sem abrolhos
    Que encantando nossos olhos
    Prende o nosso coração

    Cidade notável,
    Inimitável,
    Maior e mais bela que outra qualquer.
    Cidade sensível,
    Irresistível,
    Cidade do amor, cidade mulher.

    Cidade de sonho e grandeza
    Que guarda riqueza
    Na terra e no mar

    Cidade do céu sempre azulado,
    Teu Sol é namorado
    Da noite de luar

    Cidade padrão de beleza,
    Foi a natureza
    Quem te protegeu

    Cidade de amores sem pecado,
    Foi juntinho ao Corcovado
    Que Jesus Cristo nasceu

    ResponderExcluir
  2. YARA, NÃO CONHECIA ESTA MÚSICA.
    VOCÊ É CARIOCA, COMO EU SOU. AMA PERNAMBUCO, COMO EU. ANTES DE SER CARIOCA, OU PERNAMBUCANO, SOMOS BRASILEIROS, E COMO TAL, TEMOS DE SER SOLIDÁRIOS COM NOSSA GENTE.
    SE ALGUM IDIOTA OBJETAR QUE ANTES DE SERMOS BRASILEIROS, SOMOS TERRÁQUEOS, E QUE PORTANTO DEVEMOS NOS COMOVER COM TODO O SOFRIMENTO HUMANO. E SE DISSER ISSO COM IRONIA, COM SARCASMO, EIS UM PILANTRA, OU MENOS QUE ISSO, UM GENOCIDA. SOMOS HUMANOS, O MESMO MATERIAL QUE NOS FORMAM, FORMAM OS AFRICANOS E TODA A RAÇA HUMANA. A SOLIDARIEDADE E TORCIDA PELO RIO É CIRCUNSTÂNCIAL, HAVERÁ DE SER TRANSITÓRIA. O RIO NÃO QUER SOLIDARIEDADE, QUER SÓ QUE A POLÍCIA CUMPRA O PAPEL QUE LHE CABE. UMA CIDADE COMO O RIO NÃO PRECISA DE SOLIDARIEDADE, NENHUM CARIOCA QUER PENA, PENA FAZ NÃO PODER IR AO RIO, NÃO ESTAR LÁ. O QUE O CARIOCA QUER, E ELE SÓ PRECISA DISSO, É PODER VIVER.
    E PRA VARIAR VOCÊ, TÃO CARIOCA QUE AINDA PRESERVA O SOTAQUE, TÃO REVELADORA DO QUE O CARIOCA TEM DE SEU, DE BOM, VOCÊ ARRASOU COM ESSA MÚSICA DO NOEL.


    BEIJOS, DE UM CARIOCA DA PESTE PARA UMA CARIOCA ARRETADA.

    ResponderExcluir