quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MARCELO, CAETANO, REINALDO.





Vou tentar linkar três coisas bacanérrimas, não dando (ave, Caetano) não dará. O primeiro ai esta:
http://esteeodardo.blogspot.com/2012/12/poente.html . É um poema de Marcelo Novaes. Acabo de fazer uma merda aqui. Antes de ler o poema copiei o link, perdi a página e agora tenho que achar de novo. Marcelo esta com um blog ( o 457º dele) que vale a pena ver por que é um blog de Marcelo Novaes, e isso é como se eu empenhasse todo o meu prestígio crítico e me arriscasse a me comprometer com todos os meus leitores. Dia desses eu quase fiquei bobo, e não fiquei por razão simples: ninguém é uma coisa que já era antes, uma coisa duas vezes, uma coisa super-coisa ou em dobro. Me espantou o fato de eu ter tido 50 visitas de página em um dia! Reinaldo Azevedo chegou a 1.000.000 em dia. Caetano, com seu antigo blog, chegou a congestionar a net toda. Mas tanto Reinaldo quanto Caê, tem escrita e fãs para tanto. Quanto a Marcelo não sei qual a quantidade de visitas de seu blog nem me importa isso. Marcelo escreve bem pra caralho se for um Jonh Lennon um dia, se só dois o lerem. Nem dois, muitos dos seus poemas são lindos e admiráveis por serem lindos e admiráveis. Quem olha o mar e se entedia não enfeia o mar, enfeia a vida, se enfeia. O texto do Reinaldo (que mete o pau em Caetano, e eu amo ambos) é puro Reinaldo Azevedo: Bem escrito, em ótimo português. Ei-lo:   http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/caetano-veloso-o-fa-de-pablo-capile-tem-se-participar-dos-festivais-do-fora-do-eixo-e-receber-seu-cache-em-cubo-cards-ou-artista-exalta-o-grupo-que-derrubou-ana/

Por fim um do Caetano sobre Paulo Rónai. Caetano escreve bem, pensa bem, canta bem e... chega! sem excesso. Caetano é só foda. Como Reinaldo, como Marcelo, como eu. O texto de Caêtas:

 http://www.caetanoveloso.com.br/blog_post.php?post_id=1542


O poema do Marcelo vai aqui inteiro:


Inconsolável no local que
mal ocupou, e por isso ainda
o traz guardado [no fundo do
olho], traçado em zigue-zague:
azul noturno, dança-de-escorpião,
calo no joelho
[e dor].


Inconsolável em estreito vão
[ou espaço comprimido], faltando-lhe
Pai & Mãe & Filho, e Todos Presentes,
no entanto [: como Halo, Sonho &
Ilusão].


Inconsolável e persistente em se
afastar do próximo [ou distante],
porque sempre carregando O Buraco,
incapaz de impedir Ambiental Invasão
[ou o Jorrar do Poente].


Inconsolável por não saber dizer-se
[nem presente] em seus aspectos
nevrálgicos, mas abarrotado de Sol
no mesmo dito Buraco, sem conhecê-lo
de todo [ou a fundo], por puro
desconsolo



2 comentários:

  1. Vate,

    As três coisas só podem estar linkadas ou enfeixadas no teu afeto. Caetano e Reinaldo Azevedo são formadores de opinião, cada qual no seu nicho [amplos, ambos os nichos], cada qual no seu palco ou canto. Eu não faço parte desse grupo, nem experimentei o congestionamento digital em qualquer coisa que diga respeito às minhas produções. Os números que os formadores de opinião obtêm são para mim abstrações, só visualizáveis nas passeatas e mega-shows, showmícios e afins.

    Uns poucos sabem o que acho de Joaquim Barbosa e Lewandowski, por exemplo. Só familiares e amigos próximos.



    Obrigado por apreciar este meu flash de Poente e tantos outros textos. Escrever poesia é partilhar a mesa do almoço, para a maioria dos que escrevem, que é onde me encaixo. E uma mesa de almoço não é um comitê...


    ;)



    Abração, Vate!

    ResponderExcluir
  2. Opinião não pode ter base no que os outros acham, senão não é opinião. Congestionar internet não é o caso. O caso é saber que há coisas que precisam ser mostradas. Teus poemas são literatura boa. A razão de estar com Caetano e Reinaldo (que eu considero um poeta e depois te mando um texto dele) é só uma e não afeto, que embora exista, não é razão para estar entre eles, é qualidade literária. Já postei poemas teus junto a Cabral, Bandeira e vou dizer sem problema algum: alguns dos poemas de Marcelo Novaes são tão bons quanto os de Cabral, Bandeira ou Drummond. Se só eu achar é problema meu. Gosto de talento, gosto de ter opinião e tenho. O poema é ótimo. Não me importa que congestione a internet, mas que uma pessoa leia e diga: que bonito! Hamlet diz aos atores que não tente angariar a admiração dos tolos, que mais valeria o juízo de sensato do que o aplauso dos pouco exigentes. É isso.

    ResponderExcluir