domingo, 11 de agosto de 2013

FELIZ DIA!














É melhor beijar meu filho, olhar pra rua e me calar. Esquecer do mundo, ou dizer-lhe que só me interessa coisas que são minhas. A quem for meu amigo retribuir e a quem não for, querer o bem. E não é por charme,  é por fato, não sou tão pai quanto filho. Sei melhor ser filho que ser pai. Não me acostumei a ser pai, como não me acostumei a ser homem. Me acostumei e gosto que assim seja, a ter medo de ser diferente do que sou, porque me acostumei a mim, me acostumei assim. Não é, longe disso, que eu seja bom ou menos que mau, é que sendo assim, sou eu, de outra forma seria nem eu nem ninguém. Quem diabos entende um texto desses? Explico: sou um filho nato um pai sem traquejo. Talvez pelo tempo, sou há 38 anos filho e há apenas 11 pai. Talvez me acostume com o ser pai para que me seja tão natural como ser filho. Mas se eu chegar a um pai como se deve ser eu talvez não goste tanto. Eu amo ser pai e acho ridículo alguém dizer: --meu filho é tudo   que tenho. Queria mais? achas pouco, pateta? pois um filho é mais do que três fortunas, ou mil fortunas. É mais do todas as fortunas mensuradas em dinheiro e mais que merece o ser humano. Mas já disse, repito e reitero: sou mais filho que pai, sei   me haver em papel melhor como filho. Não sou bom filho, não seria pra outro pai. Mas para o meu acho que sou e não sei qual a razão de eu achar isso. Só sei que meu pai me parece gostar do filho que tem. Talvez lhe quisesse mais responsável... Não! queria-o mais responsável com toda certeza. Mas sobre o que somos e o que queiram que sejamos vai um comprimento maior que o que desejariam. Isso era  para ser uma homenagem a meu pai e a mim, não está sendo. Homenagens nunca foram meu forte. Tendo ao exagero, a idolatria, a... meu Deus, como era babaca o Deus babaca da bíblia (do antigo testamento) dizimar povos por que adoravam outros deuses. Adorar é uma qualidade, não defeito. Mas hoje é dia dos pais e meu dia, queira ou não (quero, só acho demais para mim) é dia dos país! é dia de meu pai. Detesto qualquer socialização, sobretudo de afetos. Hoje não é  dia dos      pais. Não tenho pais. Tenho um. Feliz dia dos pais a meu pai. A palavra pai não tem nada de bom em si, como de resto nenhuma tem. Há pais que matam e não valem mais que facínoras. O que dá todo o sentido da palavra para mim é ser meu pai um, por assim dizer: Luiz Guimarães. Beijos a meu pai e feliz dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário