sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O CONTADOR DO TEMPO

Eu tenho noção exata do que seja poesia. Eu não escrevo poesia. Não tenho nenhuma espécie de frustração. Por isso posso escrever que gosto sabendo-os o que são: bobagens, bonitas bobagens. Mas bobagens sinceras são mais comovente e do que pretender o que não posso. O nome do blog é "O ADMIRADOR" porque sei admirar. Mas admirar  é saber também desprezar, preterir, comparar, catar feijão, como disse João. Vai um  poema de Marcelo Novaes, que escreveu uma porrada de poemas, vai linkado o no nome dele os blogs nos quais escreveu. 






MARCELO NOVAES
















Eu estou sempre na grande escadaria.
Eu estou no barco de pau a pique, entre
as duas margens do Rio Pardo. Eu não
sou quente. Eu não sou frio. Eu aguardo.










Viro um copo de aguardente - num só
trago -, e te meço, de cima a baixo. Eu
não estou no topo, mas no meio. Não sou
vesgo, não sou torto. Nem, tampouco, feio.
Aciono teu medo por controle remoto, pois
já descobri o jeito.









Maneira estranha de estar no mundo, na
grande escada: distribuindo ervas e guirlandas.
Apontando estradas. Sempre com nova postura.
Muitas vezes, no agachado. Mas agora de pé, onde
me equilibro. Forte. Rijo. Forte demais pra pretender
só uma das margens do rio.











De onde estou - bem no meio -, eu reúno as duas.
Eu miro as margens, e as possuo. Comparo os passos
dos que passeiam dos dois lados. Conto sombras e
grãos de areia. Antecipo as correntes do rio com
meus olhos de vidro. Frios. Azuis.Um azul anil.











Se me olhar, de repente – à tua esquerda, nunca à tua
frente -, saiba: eu assobio. E acordo uma memória que
dormia em tua mente.











Eu estou sempre na grande escadaria. Não sou morno,
não sou quente. Pesadelo ou fantasmagoria. Não estou
no topo, mas no meio. E sei contar o tempo. Sem perder
segundo. E do rio - bem do seu meio -, eu sei o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário