segunda-feira, 8 de julho de 2013

NO CHÃO












Se fosse Vinicius De moraes, se estivesse com a Alexandre, e mesmo se fosse o próprio Alexandre, e um Alexandre maior que o próprio da macedônia, ainda assim seria homem, não mais, não menos.
Se fosse apóstolo de Cristo, mesmo preferido por ele, não cabia o chiste, não faria a galhofa. Se fosse mais do que é, mesmo tendo descoberto curas e vislumbrado horizontes e previsto tecnologias e chuvas, é homem ainda, nem mais nem menos.
Mas nem era um destaque em nada, só sabe dar chutes e socos, e não enxerga o Cristo lavando pés. Não sente o outro no outro, só sente ele em si mesmo. Como câncer, como um que despreza o outro e por ele é demolido.

Tinha por ele apreço, achava-o doce e era bonito isso nele porque era forte. O forte que não liga em sua força, que a tem como membro só usado para o que é imprescindível, tem minha admiração. O forte que usa a força para exercitar a fraqueza, levar à tona a fragilidade, me causa tédio.

Se ele perdeu algo não foi a luta, foi minha admiração. Porque era sincera e não carecia de nada que não fosse bom, que não fosse sincero.

Que diabos levem os que pensam que de nada valeria a ele minha admiração. Ele é rico, famoso, tudo o mais, e nada disso mudará por que deixei de admirá-lo.

Ele perdeu minha admiração. Ele perdeu minha admiração e ela era sincera como todas as outras. Não muda nada na vida dele, não muda nada na minha. Ele perdeu minha admiração e isso não digo feliz, não digo por dizer. Perdeu uma admiração sincera. Sinto que poderia ter perdido mil lutas e seria admirado pelas trinta que venceu. Ou perdesse mil e seria admirado pela que venceu se fosse só uma. Mas ele perdeu meu afeto por soberba, por ser ridículo.

Ele está caido. E caísse duas mil vezes não seria por isso que deixaria de admirá-lo, ainda que fosse por uma única vez sua vitória. Ele está caído como um homem que cai sem dignidade, com toda vergonha de sua conduta, como um... Anderson Silva.

Não saíste bem na foto, meu bom. Não por estares no chão. Surrado. Nada disso! o homem caindo como um homem é bonito de se ver. Um gigante indo ao chão com dignidade é lindo. Há na queda um momento de dor e reflexão que depois levam adiante o derrotado de antes. Você não caiu por ser o mais fraco, isso é que o triste. Você caiu por achar que mais que humano, ou que os outros são menos que você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário